GUIA PARA TESTERS
Para começar sua aventura, siga estas etapas:
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1 - Preencha nosso formulário de testadores para incluirmos a sua conta da google Play em nosso sistema de testadores.
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2 - Acesse o link: Aderir ao Programa de Testadores e confirme sua participação.
- Aderir pela WEB (Seu Computador):
- Aderir pelo Android: (Seu Celular)
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- 3. Tenha certeza de estar usando a mesma conta Google que você usa no seu celular e que você cadastrou no formulário aqui do site.
(Você pode mudar o e-mail que você cadastrou enviando um novo formulário para nós, mantendo o mesmo Nome que você usou anteriormente e desta vez marcando a caixa de seleção "Estou atualizando o e-mail de testador")
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4 - Na mesmo link acima que você usou para aderir ao programa de testadores, você poderá acessar a página do jogo na Google Play e baixar o jogo.
Importante: Se a página do jogo na Google Play não abrir, é porque você, ou não submeteu seus dados no nosso formulário de testadores e ou não aceitou a adesão ao programa de testes no passo 1. Por favor, retorne ao passo 1 e tenha certeza de ter aceitado fazer parte do grupo de testadores.
PASSO A PASSO PARA SER UM TESTADOR
1 - Preencha nosso formulário de testadores para incluirmos a sua conta da google Play em nosso sistema de testadores.
2 - Acesse o link: Aderir ao Programa de Testadores e confirme sua participação.
Se você já for um testador, a opção deixar de ser um testador será mostrada ao invés de seja um testador. Você poder utilizar esta opção quando não desejar mais ser um testador do nosso jogo!
3 - Aguarde a confirmação por e-mail que enviaremos para você. Ela contem uma mensagem de boas vindas e instruções de como proceder nos testes.
Somente a após o recebimento deste e-mail, você poderá visualizar a pagina do jogo na loja da google play.
4 - Entre na loja do jogo na Google Play e baixe o jogo em seu dispositivo.
Você poderá baixar o jogo direto do seu PC e ou direto do seu celular.
Lembre-se que é preciso estar usando a mesma conta do google que você usou para preencher o formulário de testadores e para participar do programa de testadores no passo 2.
Se você já preencheu o formulário de testadores do passo 1 mas deseja trocar o e-mail que você cadastrou, basta reenviar o mesmo formulário, usando o mesmo Nome que você usou anteriormente e com o novo e-mail, lembrando de desta vez, marcar a caixa de seleção (Quero atualizar o e-mail que eu cadastrarei anteriormente)
Visão Geral:
- Gênero: Jogo digital educativo 3D com câmera em primeira pessoa inspirado em mecânicas de Escape Rooms.
- Plataformas: Desenvolvido para dispositivos móveis, especificamente Android (Google Play) e iOS (Apple Store).
- Motor de desenvolvimento: Unity3D:
- Tema e Educação: Combina a emoção de Escape Rooms com conhecimento prático sobre cooperativismo em vários setores da economia, como Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Transporte e Consumo.
- Objetivos de Aprendizagem: Promover o entendimento e aplicação dos princípios cooperativos, desenvolvendo raciocínio lógico, memorização, argumentação, e capacidades analíticas e criativas.
NARRATIVA:
História de Fundo - Contexto Histórico e Ficcional:
Em "Mistérios dos Pioneiros de Rochdale", o complexo industrial é um local histórico, anteriormente pertencente aos Pioneiros de Rochdale, figuras icônicas na história do cooperativismo. Este complexo foi o epicentro de diversas inovações em cooperativismo durante o século XIX.
Desencadeamento da Aventura:
No jogo, o jogador é a pesquisadora Elisa, especializada em história do cooperativismo. Após receber documentos antigos de seu mentor Amstad, Elisa toma conhecimento da existência de um complexo industrial em uma ilha atualmente esquecida e que teria sido usada pelos Pioneiros de Rochdale. Movida pelo potencial de descobertas significativas, Eliza aceita explorar o local.
Descoberta Inicial:
Ao chegar no local, o jogador encontra o complexo em um estado de conservação surpreendente, com muitos de seus equipamentos e estruturas ainda intactos.
O objetivo do jogador agora é descobrir os segredos do passado dos Pioneiros de Rochdale Ao longo do jogo, o jogador irá desvendar a história deste lugar, aprendendo sobre os princípios do cooperativismo e como eles foram aplicados pelos pioneiros.
Essa história de fundo cria uma conexão intrigante entre o presente e o passado, emergindo o jogador na rica história do cooperativismo enquanto apresenta desafios de escape room.
Progressão da História: (AINDA EM ANALISES)
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Cutscene: Apresenta o chamado à aventura que motivou Elisa a sua atual expedição.
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Elisa descobre um Diário de um dos fundadores que revela aos poucos que a ilha é um vulcão adormecido mas que ficou ativo em 1800 e bolinha. Motivo este da ilha ter sido abandonada. O Diário está fragmentado em páginas que vão ser encontradas durante a aventura.
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A última página do diário encontrada também revela a existência de um tesouro escondido. Uma relíquia de uma civilização antiga anterior aos primeiros habitantes da ilha e dos pioneiros. A Relíquia é uma estátua em ouro maciço. O Dono do Diário nunca contou a ninguém sobre a descoberta pois ansiava retornar com a descoberta para Rochdale e doar a ao museu local.
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Reviravolta. Quando Eliza (jogador), descobre a relíquia, ela conta a Amstad sobre a descoberta. Amstad se tornará o vilão, quando descobre que Eliza deseja doar a descoberta ao Museu de Rochdale. Ele pretende ficar com a relíquia. A reviravolta também deve revelar algo sobre o passado de Eliza e Amstad. (Provavelmente descobriremos que Amstad foi o responsável pela morte dos pais de Elisa).
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Vulcão fica ativo no meio da aventura de elisa tentando escapar de Amstad.
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Elisa consegue escapar em um barco (?) Amstad não consegue.
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Final com a exposição da Obra no Museu.
V 0.25 / 0.31
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Objetivo dos testes:
Este é o guia de testes do jogo versão 0.25 Vertical Slice. Esta versão é a que antecede a Demonstração pública limitada.
Nesta versão não está incluso o storyTelling do jogo, assim sendo não estamos avaliando o engajamento do jogo com o protagonista e com a história do jogo. Estamos avaliando a estabilidade do aplicativo e se as features atuais cumprem seus propósitos.
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Testar controles do personagem
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Testar mecânicas de interação
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Testar objetos interativos
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Testar Colisões que travam o jogador
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Avaliar Imersão das mecânicas
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Avaliar Diversão das mecânicas e dos puzzles
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Avaliar Curva de aprendizado e dificuldade.
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Avaliar o tempo para finalização da Demo.
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Avaliar Conteúdo Educacional integrado à diversão e engajamento!
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Fluxo do jogo na verão atual 0.25 - Vertical Slice
Dos 7 Setores (Fases), programados para o jogo, este é sobre o Setor Agrônomo.
Para fins Educacionais :
A agropecuária refere-se à atividade econômica que engloba a agricultura e a pecuária. Essas duas atividades estão relacionadas à produção de alimentos, fibras, combustíveis, entre outros produtos de origem vegetal e animal.
Este setor é dividido em 4 cenas para tornar o jogo mais otimizado.
As cenas são:
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Exterior (Pátio de entrada do edifício comercial agrônomo).
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Exterior (Acessível pela porta do Empório), da acesso a área externa do edifício, lado oeste do pátio.
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Interior: (Edifício comercial agrônomo), contem o escritório, vestiários, empório e corredores.
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Interior: (Doca), área de Carga e descarga de produtos.
Conclusão:
Tempo de Jogo:
O tempo esperado para o fim da demo é de 40 a 1h. (Jogadores experientes e não experientes).
Calibragem de câmera:
Espera-se que a calibragem de (movimento de câmera), seja uniforme e ideal para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.
Calibragem de Brilho:
Espera-se que a calibragem de (brilho), esteja uniforme para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.
Músicas:
O Jogo atualmente não possui música.
Sons Ambientes: Sons de natureza são esperados nas áreas externas do edifício, e nenhum som ambiente está sendo transmitido nas áreas internas do edifício.
Sound FX:
O jogador não possui sons de passos, porém Sons diversos são tocados em ações do jogador e interações com objetos dinâmicos, mas ainda existem ações e interações sem sons. Por favor Relatar no relatório de testes a ausência de soundFX em interações e ações da qual espera-se sons.
Salvamento Automático:
O Jogo é salvo automaticamente somente quando o jogador troca de cena. Ou seja, quando ocorre o loading de troca de cenas.
Salvamento Manual:
É possível salvar o jogo manualmente na tela de PAUSE do jogo. Jogos salvos são sobrepostos e o carregamento sempre será baseado no último save-game feito manual ou automático!
Notas:
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Em caso de travamentos do jogador com colisões ou perda de controles, tentem utilizar a opção Voltar ao menu principal e então carregar o último jogo salvo usando a opção (Carregar).
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É indicado salvar manualmente o jogo de tempo em tempo para conseguir se recuperar caso um erro grave impeça-o de progredir.
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É possível ajustar a sensibilidade de câmera nas configurações do jogo!
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É Possível ajustar o brilho nas configurações do jogo!
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Existem 6 Conquistas pegáveis neste demo!
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Até o momento não foram registrados bugs que impeçam o progresso do jogo.
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É possível SALVAR e carregar o progresso previamente salvo.
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O Salvamento é local podendo ser perdido ao remover (desinstalar o jogo).
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O Jogo roda a 30FPS fixos. Se estiver além disso é BUG, favor registrar. Se estiver muito abaixo disso, tente abaixar as configurações gráficas na opção de configurações do jogo.
Configurações Gráficas Ideais
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Dispositivos TOP: Render Scale [0.8+], Bloom, Vignet, Cromatic [ON]. Shadown [Medium+], Texture [HigQuality]
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Dispositivos Bons: Render Scale [0.5], Bloom[ON], Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Medium]
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Dispositivos RUINS: Render Scale [0.35-], Bloom, Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Low]
Pátio externo de entrada do edifício administrativo agrônomo
Tutorial:
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Manual: Ir até a página 5;
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Câmera: Olhar ao redor; (Um bug está ocorrendo aqui. A Câmera fica girando até que o próximo tutorial acabe.)
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Movimento: Mover-se por alguns metros;
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Objetivos: Ver o painel de objetivos;
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Mochila: Conhecer o painel de mochila;
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Pegar Mochila no Porta malas
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Pegar Combustível de lamparina no banco de passageiros
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Pegar Lamparina no banco de passageiros
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Usar Lamparina
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Por combustível na lamparina
Objetivos:
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Subir Escadas até o terraço do edifício
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Para descer de cima do terraço é preciso se agachar para conseguir interagir com as escadas
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Examinar o vaso de plantas perto da porta e pegar a chave escondida embaixo do vaso
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Empurrar o pallet que obstrui a porta
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Usar a chave e abrir a porta para entrar no edifício
Conquistas:
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Perto do Jipe, no pátio externo do edifício existe uma árvore enorme com uma “Balança” de Corda. A Conquista está sobre a balança.
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Na garagem anexa ao barracão na frente da porta de entrada do edifício, a conquista está dentro do carrinho de mão. É necessário usar a lamparina para iluminar o ambiente!
Parte interna do edifício agrônomo, Escritório, Empório, Vestiários, Doca e corredores
Objetivos:
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Vestiário feminina, abrir cadeado usando a senha encontrada no Manual Coop página (não lembro). A Senha também pode ser observada em um porta retratos em cima da mesa do escritório.
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Dentro do armário recém aberto, pegar a chave da gaveta da mesa do escritório e a peça de xadrez.
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Abrir o gaveteiro da mesa do escritório que estava trancado, e pegar 2 peças de xadrez.
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Encontrar todas as demais peças de xadrez espalhadas pelo escritório. Utilizar a lanterna para revelar as posições.
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Usar a lanterna na Estante de TV, para revelar os símbolos do cooperativismo. Cada símbolo faz referência a uma peça de xadrez. Olhar o verso das peças para saber onde encaixá-las, ou usar o manual coop paginas (nao lembro). O manual informa onde cada peça vai!
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Ao encaixar todas as peças corretamente na estante o gaveteiro trancado da estante vai abrir automaticamente. Pegar a fita k7 dentro do gaveteiro
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Ligar a TV e interagir com o aparelho de Vídeo para ligar o aparelho, colocar a fita e tocar o PLAY.
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No fim do vídeo vai aparecer um código numérico que é a senha do cofre que está atrás do quadro dos pioneiros fundadores
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Interagir com o quadro e achar no canto direito da MOLDURA o dispositivo secreto para mover o quadro e revelar o cofre
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Usar a senha que aparece no vídeo para abrir o cofre e pegar a chave do empório e o Livro com o código de acesso às docas.
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Entrar no empório abrindo a porta através do dispositivo da porta que fica na parte inferior da porta e fabricar 3 Pastas antioxidantes. Ver a receita na parede perto do moedor.
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Usar 2 pastas antioxidantes na porta, sendo uma em cada dispositivo de rolagem que estão um em cada lado inferior da porta.
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Usar a última pasta no LIVRO combinando eles através do inventário. Isso vai remover a oxidação do dispositivo eletrônico do livro.
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Abrir as portas da DOCA usando o livro no painel de acesso da porta grande em frente ao escritório.
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Na doca, mover as caixas que estão obstruindo o mapa na parede.
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Existem algumas coordenadas no mapa, elas são a senha do painel digital que abre a porta da doca. A Ordem correta dos números está na pagina (não lembro), do manual.
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Abrir a porta da Doca e fim de Demo.
Conquistas:
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Em cima da mesa do escritório
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Dentro do armário no vestiário Masculino
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Do lado de fora do Empório lado oeste do pátio.
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Atrás da camionete na doca, acesso pela lateral da camionete!
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Parte interna DOCA, área de carga e descarga de materiais.
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Parte externa do Empório, lado externo oeste do edifício.