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GUIA PARA TESTERS

Para começar sua aventura, siga estas etapas:
 

  • 1 - Preencha nosso formulário de testadores para incluirmos a sua conta da google Play em nosso sistema de testadores.
     

  • 2 - Acesse o link: Aderir ao Programa de Testadores e confirme sua participação.
     

- Aderir pela WEB (Seu Computador):

- Aderir pelo Android: (Seu Celular)

 

  • ​- 3. Tenha certeza de estar usando a mesma conta Google que você usa no seu celular e que você cadastrou no formulário aqui do site.

(Você pode mudar o e-mail que você cadastrou enviando um novo formulário para nós, mantendo o mesmo Nome que você usou anteriormente e desta vez marcando a caixa de seleção "Estou atualizando o e-mail de testador")
 

  • 4 - Na mesmo link acima que você usou para aderir ao programa de testadores, você poderá acessar a página do jogo na Google Play e baixar o jogo.

Importante: Se a página do jogo na Google Play não abrir, é porque você, ou não submeteu seus dados no nosso formulário de testadores e ou não aceitou a adesão ao programa de testes no passo 1. Por favor, retorne ao passo 1 e tenha certeza de ter aceitado fazer parte do grupo de testadores.

PASSO A PASSO PARA SER UM TESTADOR

1 - Preencha nosso formulário de testadores para incluirmos a sua conta da google Play em nosso sistema de testadores.

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2 - Acesse o link: Aderir ao Programa de Testadores e confirme sua participação.

 

- Aderir pela WEB:

- Aderir pelo Android:

Se você já for um testador, a opção deixar de ser um testador será mostrada ao invés de seja um testador. Você poder utilizar esta opção quando não desejar mais ser um testador do nosso jogo!

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3 - Aguarde a confirmação por e-mail que enviaremos para você. Ela contem uma mensagem de boas vindas e instruções de como proceder nos testes. 
Somente a após o recebimento deste e-mail, você poderá visualizar a pagina do jogo na loja da google play.

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4 - Entre na loja do jogo na Google Play e baixe o jogo em seu dispositivo.  
Você poderá baixar o jogo direto do seu PC e ou direto do seu celular.

Lembre-se que é preciso estar usando a mesma conta do google que você usou para preencher o formulário de testadores e para participar do programa de testadores no passo 2.

Se você já preencheu o formulário de testadores do passo 1 mas deseja trocar o e-mail que você cadastrou, basta reenviar o mesmo formulário, usando o mesmo Nome que você usou anteriormente e com o novo e-mail, lembrando de desta vez, marcar a caixa de seleção (Quero atualizar o e-mail que eu cadastrarei anteriormente)

Visão Geral:

- Gênero: Jogo digital educativo 3D com câmera em primeira pessoa inspirado em mecânicas de Escape Rooms.
- Plataformas: Desenvolvido para dispositivos móveis, especificamente Android (Google Play) e iOS (Apple Store).
- Motor de desenvolvimento: Unity3D:
- Tema e Educação: Combina a emoção de Escape Rooms com conhecimento prático sobre cooperativismo em vários setores da economia, como Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Transporte e Consumo.
- Objetivos de Aprendizagem: Promover o entendimento e aplicação dos princípios cooperativos, desenvolvendo raciocínio lógico, memorização, argumentação, e capacidades analíticas e criativas. 

 

NARRATIVA:

História de Fundo - Contexto Histórico e Ficcional:

Em "Mistérios dos Pioneiros de Rochdale", o complexo industrial é um local histórico, anteriormente pertencente aos Pioneiros de Rochdale, figuras icônicas na história do cooperativismo. Este complexo foi o epicentro de diversas inovações em cooperativismo durante o século XIX.
 

Desencadeamento da Aventura:

No jogo, o jogador é a pesquisadora Elisa, especializada em história do cooperativismo. Após receber documentos antigos de seu mentor Amstad, Elisa toma conhecimento da existência de um complexo industrial em uma ilha atualmente esquecida e que teria sido usada pelos Pioneiros de Rochdale. Movida pelo potencial de descobertas significativas, Eliza aceita explorar o local. 

Descoberta Inicial: 

Ao chegar no local, o jogador encontra o complexo em um estado de conservação surpreendente, com muitos de seus equipamentos e estruturas ainda intactos.

 

O objetivo do jogador agora é descobrir os segredos do passado dos Pioneiros de Rochdale Ao longo do jogo, o jogador irá desvendar a história deste lugar, aprendendo sobre os princípios do cooperativismo e como eles foram aplicados pelos pioneiros.

Essa história de fundo cria uma conexão intrigante entre o presente e o passado, emergindo o jogador na rica história do cooperativismo enquanto apresenta desafios de escape room.

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Progressão da História: (AINDA EM ANALISES)

  1. Cutscene: Apresenta o chamado à aventura que motivou Elisa a sua atual expedição.

  2. Elisa descobre um Diário de um dos fundadores que revela aos poucos que a ilha é um vulcão adormecido mas que ficou ativo em 1800 e bolinha. Motivo este da ilha ter sido abandonada. O Diário está fragmentado em páginas que vão ser encontradas durante a aventura.
     

  3. A última página do diário encontrada também revela a existência de um tesouro escondido. Uma relíquia de uma civilização antiga anterior aos primeiros habitantes da ilha e dos pioneiros. A Relíquia é uma estátua em ouro maciço. O Dono do Diário nunca contou a ninguém sobre a descoberta pois ansiava retornar com a descoberta para Rochdale e doar a ao museu local.
     

  4. Reviravolta. Quando Eliza (jogador), descobre a relíquia, ela conta a Amstad sobre a descoberta. Amstad se tornará o vilão, quando descobre que Eliza deseja doar a descoberta ao Museu de Rochdale. Ele pretende ficar com a relíquia. A reviravolta também deve revelar algo sobre o passado de Eliza e Amstad. (Provavelmente descobriremos que Amstad foi o responsável pela morte dos pais de Elisa).
     

  5. Vulcão fica ativo no meio da aventura de elisa tentando escapar de Amstad.
     

  6. Elisa consegue escapar em um barco (?) Amstad não consegue.
     

  7. Final com a exposição da Obra no Museu.

V 0.25 / 0.31

  • Objetivo dos testes:

 

Este é o guia de testes do jogo versão 0.25 Vertical Slice. Esta versão é a que antecede a Demonstração pública limitada. 

Nesta versão não está incluso o storyTelling do jogo, assim sendo não estamos avaliando o engajamento do jogo com o protagonista e com a história do jogo. Estamos avaliando a estabilidade do aplicativo e se as features atuais cumprem seus propósitos. 

 

  • Testar controles do personagem

  • Testar mecânicas de interação

  • Testar objetos interativos

  • Testar Colisões que travam o jogador

  • Avaliar Imersão das mecânicas

  • Avaliar Diversão das mecânicas e dos puzzles

  • Avaliar Curva de aprendizado e dificuldade.

  • Avaliar o tempo para finalização da Demo.

  • Avaliar Conteúdo Educacional integrado à diversão e engajamento!

  • Fluxo do jogo na verão atual 0.25 - Vertical Slice

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Dos 7 Setores (Fases), programados para o jogo, este é sobre o Setor Agrônomo. 

Para fins Educacionais :

A agropecuária refere-se à atividade econômica que engloba a agricultura e a pecuária. Essas duas atividades estão relacionadas à produção de alimentos, fibras, combustíveis, entre outros produtos de origem vegetal e animal.

 

Este setor é dividido em 4 cenas para tornar o jogo mais otimizado. 

As cenas são:

  • Exterior (Pátio de entrada do edifício comercial agrônomo).

  • Exterior (Acessível pela porta do Empório), da acesso a área externa do edifício, lado oeste do pátio.

  • Interior: (Edifício comercial agrônomo), contem o escritório, vestiários, empório e corredores.

  • Interior: (Doca), área de Carga e descarga de produtos.

Conclusão:

 

Tempo de Jogo:

O tempo esperado para o fim da demo é de 40 a 1h. (Jogadores experientes e não experientes).

Calibragem de câmera:

Espera-se que a calibragem de (movimento de câmera), seja uniforme e ideal para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.

 

Calibragem de Brilho:

Espera-se que a calibragem de (brilho), esteja uniforme para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.

 

Músicas:

O Jogo atualmente não possui música.

Sons Ambientes: Sons de natureza são esperados nas áreas externas do edifício, e nenhum som ambiente está sendo transmitido nas áreas internas do edifício.

 

Sound FX:

O jogador não possui sons de passos, porém Sons diversos são tocados em ações do jogador e interações com objetos dinâmicos, mas ainda existem ações e interações sem sons. Por favor Relatar no relatório de testes a ausência de soundFX em interações e ações da qual espera-se sons.

 

Salvamento Automático:

O Jogo é salvo automaticamente somente quando o jogador troca de cena. Ou seja, quando ocorre o loading de troca de cenas.

 

Salvamento Manual:

É possível salvar o jogo manualmente na tela de PAUSE do jogo. Jogos salvos são sobrepostos e o carregamento sempre será baseado no último save-game feito manual ou automático!

 

Notas:

  • Em caso de travamentos do jogador com colisões ou perda de controles, tentem utilizar a opção Voltar ao menu principal e então carregar o último jogo salvo usando a opção (Carregar).

  • É indicado salvar manualmente o jogo de tempo em tempo para conseguir se recuperar caso um erro grave impeça-o de progredir.

  • É possível ajustar a sensibilidade de câmera nas configurações do jogo!

  • É Possível ajustar o brilho nas configurações do jogo!

  • Existem 6 Conquistas pegáveis neste demo!

  • Até o momento não foram registrados bugs que impeçam o progresso do jogo.

  • É possível SALVAR e carregar o progresso previamente salvo.

  • O Salvamento é local podendo ser perdido ao remover (desinstalar o jogo).

  • O Jogo roda a 30FPS fixos. Se estiver além disso é BUG, favor registrar. Se estiver muito abaixo disso, tente abaixar as configurações gráficas na opção de configurações do jogo.

 

Configurações Gráficas Ideais

  • Dispositivos TOP: Render Scale [0.8+], Bloom, Vignet, Cromatic [ON]. Shadown [Medium+], Texture [HigQuality]

  • Dispositivos Bons: Render Scale [0.5], Bloom[ON], Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Medium]

  • Dispositivos RUINS: Render Scale [0.35-], Bloom, Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Low]

Pátio externo de entrada do edifício administrativo agrônomo

Tutorial:

  • Manual: Ir até a página 5;

  • Câmera: Olhar ao redor; (Um bug está ocorrendo aqui. A Câmera fica girando até que o próximo tutorial acabe.)

  • Movimento: Mover-se por alguns metros;

  • Objetivos: Ver o painel de objetivos;

  • Mochila: Conhecer o painel de mochila;

  • Pegar Mochila no Porta malas

  • Pegar Combustível de lamparina no banco de passageiros

  • Pegar Lamparina no banco de passageiros

  • Usar Lamparina

  • Por combustível na lamparina

Objetivos:

  • Subir Escadas até o terraço do edifício

  • Para descer de cima do terraço é preciso se agachar para conseguir interagir com as escadas

  • Examinar o vaso de plantas perto da porta e pegar a chave escondida embaixo do vaso

  • Empurrar o pallet que obstrui a porta

  • Usar a chave e abrir a porta para entrar no edifício

Conquistas:

  • Perto do Jipe, no pátio externo do edifício existe uma árvore enorme com uma “Balança” de Corda. A Conquista está sobre a balança.

  • Na garagem anexa ao barracão na frente da porta de entrada do edifício, a conquista está dentro do carrinho de mão. É necessário usar a lamparina para iluminar o ambiente!

Parte interna do edifício agrônomo, Escritório, Empório, Vestiários, Doca e corredores

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Objetivos:

  1. Vestiário feminina, abrir cadeado usando a senha encontrada no Manual Coop página (não lembro). A Senha também pode ser observada em um porta retratos em cima da mesa do escritório. 

  2. Dentro do armário recém aberto, pegar a chave da gaveta da mesa do escritório e a peça de xadrez.

  3. Abrir o gaveteiro da mesa do escritório que estava trancado, e pegar 2 peças de xadrez.

  4. Encontrar todas as demais peças de xadrez espalhadas pelo escritório. Utilizar a lanterna para revelar as posições.

  5. Usar a lanterna na Estante de TV, para revelar os símbolos do cooperativismo. Cada símbolo faz referência a uma peça de xadrez. Olhar o verso das peças para saber onde encaixá-las, ou usar o manual coop paginas (nao lembro). O manual informa onde cada peça vai!

  6. Ao encaixar todas as peças corretamente na estante o gaveteiro trancado da estante vai abrir automaticamente. Pegar a fita k7 dentro do gaveteiro

  7. Ligar a TV e interagir com o aparelho de Vídeo para ligar o aparelho, colocar a fita e tocar o PLAY.

  8. No fim do vídeo vai aparecer um código numérico que é a senha do cofre que está atrás do quadro dos pioneiros fundadores

  9. Interagir com o quadro e achar no canto direito da MOLDURA o dispositivo secreto para mover o quadro e revelar o cofre

  10. Usar a senha que aparece no vídeo para abrir o cofre e pegar a chave do empório e o Livro com o código de acesso às docas.

  11. Entrar no empório abrindo a porta através do dispositivo da porta que fica na parte inferior da porta e fabricar 3 Pastas antioxidantes. Ver a receita na parede perto do moedor.

  12. Usar 2 pastas antioxidantes na porta, sendo uma em cada dispositivo de rolagem que estão um em cada lado inferior da porta.

  13. Usar a última pasta no LIVRO combinando eles através do inventário. Isso vai remover a oxidação do dispositivo eletrônico do livro. 

  14. Abrir as portas da DOCA usando o livro no painel de acesso da porta grande em frente ao escritório.

  15. Na doca, mover as caixas que estão obstruindo o mapa na parede.

  16. Existem algumas coordenadas no mapa, elas são a senha do painel digital que abre a porta da doca. A Ordem correta dos números está na pagina (não lembro), do manual.

  17. Abrir a porta da Doca e fim de Demo.

 

Conquistas:

  • Em cima da mesa do escritório

  • Dentro do armário no vestiário Masculino

  • Do lado de fora do Empório lado oeste do pátio.

  • Atrás da camionete na doca, acesso pela lateral da camionete!

  • Parte interna DOCA, área de carga e descarga de materiais.

  • Parte externa do Empório, lado externo oeste do edifício.

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