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GUIA para TESTERS

- Gênero: Jogo digital educativo 3D com câmera em primeira pessoa inspirado em mecânicas de Escape Rooms.
- Plataformas: Desenvolvido para dispositivos móveis, especificamente Android (Google Play) e iOS (Apple Store).
- Motor de desenvolvimento: Unity3D:
- Tema e Educação: Combina a emoção de Escape Rooms com conhecimento prático sobre cooperativismo em vários setores da economia, como Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Transporte e Consumo.
- Objetivos de Aprendizagem: Promover o entendimento e aplicação dos princípios cooperativos, desenvolvendo raciocínio lógico, memorização, argumentação, e capacidades analíticas e criativas. 

 

NARRATIVA:

História de Fundo - Contexto Histórico e Ficcional:

Em "Mistérios dos Pioneiros de Rochdale", o complexo industrial é um local histórico, anteriormente pertencente aos Pioneiros de Rochdale, figuras icônicas na história do cooperativismo. Este complexo foi o epicentro de diversas inovações e experimentações em cooperativismo durante o século XIX.
 

Desencadeamento da Aventura:

No jogo, o jogador é a pesquisadora Elisa, especializada em história do cooperativismo. Após receber documentos antigos de seu mentor Amstad, Elisa toma conhecimento da existência de um complexo industrial em uma ilha atualmente esquecida e que teria sido usada pelos Pioneiros de Rochdale. Movida pelo potencial de descobertas significativas, Eliza aceita explorar o local. 

Descoberta Inicial: 

Ao chegar no local, o jogador encontra o complexo em um estado de conservação surpreendente, com muitos de seus equipamentos e estruturas ainda intactos.

 

O objetivo do jogador agora é descobrir os segredos do passado dos Pioneiros de Rochdale Ao longo do jogo, o jogador irá desvendar a história deste lugar, aprendendo sobre os princípios do cooperativismo e como eles foram aplicados pelos pioneiros.

Essa história de fundo cria uma conexão intrigante entre o presente e o passado, emergindo o jogador na rica história do cooperativismo enquanto apresenta desafios de escape room.

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Progressão da História: (AINDA EM ANALISES)

1 - Cutscene: Apresenta o chamado à aventura que motivou Elisa a sua atual expedição.

2 - Elisa descobre um Diário de um dos fundadores que revela aos poucos que a ilha é um vulcão adormecido mas que ficou ativo em 1800 e bolinha. Motivo este da ilha ter sido abandonada. O Diário está fragmentado em páginas que vão ser encontradas durante a aventura.

3 - A última página do diário encontrada também revela a existência de um tesouro escondido. Uma relíquia de uma civilização antiga anterior aos primeiros habitantes da ilha e dos pioneiros. A Relíquia é uma estátua em ouro maciço. O Dono do Diário nunca contou a ninguém sobre a descoberta pois ansiava retornar com a descoberta para Rochdale e doar a ao museu local.

4 - Reviravolta. Quando Eliza (jogador), descobre a relíquia, ela conta a Amstad sobre a descoberta. Amstad se tornará o vilão, quando descobre que Eliza deseja doar a descoberta ao Museu de Rochdale. Ele pretende ficar com a relíquia. A reviravolta também deve revelar algo sobre o passado de Eliza e Amstad. (Provavelmente descobriremos que Amstad foi o responsável pela morte dos pais de Elisa).

5 - Vulcão fica ativo no meio da aventura de elisa tentando escapar de Amstad

6 Elisa consegue escapar em um barco (?) Amstad não consegue.

7 Final com a exposição da Obra no Museu.

Vertical Slice 0.25

- 1. Objetivo dos testes:

 

Este é o guia de testes do jogo versão 0.25 Vertical Slice. Esta versão é a que antecede a Demonstração pública limitada. 

Nesta versão não está incluso o storyTelling do jogo, assim sendo não estamos avaliando o engajamento do jogo com o protagonista e com a história do jogo. Estamos avaliando a estabilidade do aplicativo e se as features atuais cumprem seus propósitos. 

 

  • Testar controles do personagem

  • Testar mecânicas de interação

  • Testar objetos interativos

  • Testar Colisões que travam o jogador

  • Avaliar Imersão das mecânicas

  • Avaliar Diversão das mecânicas e dos puzzles

  • Avaliar Curva de aprendizado e dificuldade.

  • Avaliar o tempo para finalização da Demo.

  • Avaliar Conteúdo Educacional integrado à diversão e engajamento!

  • Não avaliar storyTelling.

- 2. Fluxo do jogo na verão atual 0.25 - Vertical Slice

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Dos 7 Setores (Fases), programados para o jogo, este é sobre o Setor Agrônomo. 

 

Para fins Educacionais :

  • A agropecuária refere-se à atividade econômica que engloba a agricultura e a pecuária. Essas duas atividades estão relacionadas à produção de alimentos, fibras, combustíveis, entre outros produtos de origem vegetal e animal.

 

Este setor é dividido em 4 cenas para tornar o jogo mais otimizado. 
As cenas são:

- Exterior (Pátio de entrada do edifício comercial agrônomo).

- Exterior (Acessível pela porta do Empório), da acesso a área externa do edifício, lado oeste do pátio.

- Interior: (Edifício comercial agrônomo), contem o escritório, vestiários, empório e corredores.

- Interior: (Doca), área de Carga e descarga de produtos.

Pátio externo de entrada do edifício administrativo agrônomo

Screenshot 2024-04-24 180619.png

Tutorial:

  • Manual: Ir até a página 5;

  • Câmera: Olhar ao redor; (Um bug está ocorrendo aqui. A Câmera fica girando até que o próximo tutorial acabe.)

  • Movimento: Mover-se por alguns metros;

  • Objetivos: Ver o painel de objetivos;

  • Mochila: Conhecer o painel de mochila;

  • Pegar Mochila no Porta malas

  • Pegar Combustível de lamparina no banco de passageiros

  • Pegar Lamparina no banco de passageiros

  • Usar Lamparina

  • Por combustível na lamparina

Objetivos:

  • Subir Escadas até o terraço do edifício

  • Para descer de cima do terraço é preciso se agachar para conseguir interagir com as escadas

  • Examinar o vaso de plantas perto da porta e pegar a chave escondida embaixo do vaso

  • Empurrar o pallet que obstrui a porta

  • Usar a chave e abrir a porta para entrar no edifício

Conquistas:

  • Perto do Jipe, no pátio externo do edifício existe uma árvore enorme com uma “Balança” de Corda. A Conquista está sobre a balança.

  • Na garagem anexa ao barracão na frente da porta de entrada do edifício, a conquista está dentro do carrinho de mão. É necessário usar a lamparina para iluminar o ambiente!

Parte interna do edifício agrônomo, Escritório, Empório, Vestiários, Doca e corredores

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Objetivos:

  1. Vestiário feminina, abrir cadeado usando a senha encontrada no Manual Coop página (não lembro). A Senha também pode ser observada em um porta retratos em cima da mesa do escritório. 

  2. Dentro do armário recém aberto, pegar a chave da gaveta da mesa do escritório e a peça de xadrez.

  3. Abrir o gaveteiro da mesa do escritório que estava trancado, e pegar 2 peças de xadrez.

  4. Encontrar todas as demais peças de xadrez espalhadas pelo escritório. Utilizar a lanterna para revelar as posições.

  5. Usar a lanterna na Estante de TV, para revelar os símbolos do cooperativismo. Cada símbolo faz referência a uma peça de xadrez. Olhar o verso das peças para saber onde encaixá-las, ou usar o manual coop paginas (nao lembro). O manual informa onde cada peça vai!

  6. Ao encaixar todas as peças corretamente na estante o gaveteiro trancado da estante vai abrir automaticamente. Pegar a fita k7 dentro do gaveteiro

  7. Ligar a TV e interagir com o aparelho de Vídeo para ligar o aparelho, colocar a fita e tocar o PLAY.

  8. No fim do vídeo vai aparecer um código numérico que é a senha do cofre que está atrás do quadro dos pioneiros fundadores

  9. Interagir com o quadro e achar no canto direito da MOLDURA o dispositivo secreto para mover o quadro e revelar o cofre

  10. Usar a senha que aparece no vídeo para abrir o cofre e pegar a chave do empório e o Livro com o código de acesso às docas.

  11. Entrar no empório abrindo a porta através do dispositivo da porta que fica na parte inferior da porta e fabricar 3 Pastas antioxidantes. Ver a receita na parede perto do moedor.

  12. Usar 2 pastas antioxidantes na porta, sendo uma em cada dispositivo de rolagem que estão um em cada lado inferior da porta.

  13. Usar a última pasta no LIVRO combinando eles através do inventário. Isso vai remover a oxidação do dispositivo eletrônico do livro. 

  14. Abrir as portas da DOCA usando o livro no painel de acesso da porta grande em frente ao escritório.

  15. Na doca, mover as caixas que estão obstruindo o mapa na parede.

  16. Existem algumas coordenadas no mapa, elas são a senha do painel digital que abre a porta da doca. A Ordem correta dos números está na pagina (não lembro), do manual.

  17. Abrir a porta da Doca e fim de Demo.

 

Conquistas:

  • Em cima da mesa do escritório

  • Dentro do armário no vestiário Masculino

  • Do lado de fora do Empório lado oeste do pátio.

  • Atrás da camionete na doca, acesso pela lateral da camionete!

  • Parte interna DOCA, área de carga e descarga de materiais.

  • Parte externa do Empório, lado externo oeste do edifício.

Conclusão:

 

Tempo de Jogo:

O tempo esperado para o fim da demo é de 40 a 1h. (Jogadores experientes e não experientes).

Calibragem de câmera:

Espera-se que a calibragem de (movimento de câmera), seja uniforme e ideal para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.

 

Calibragem de Brilho:

Espera-se que a calibragem de (brilho), esteja uniforme para todos os dispositivos, mas relatar como BUG caso o DEFAULT esteja exageradamente BAIXO ou ALTO.

 

Músicas:

O Jogo atualmente não possui música.

Sons Ambientes: Sons de natureza são esperados nas áreas externas do edifício, e nenhum som ambiente está sendo transmitido nas áreas internas do edifício.

 

Sound FX:

O jogador não possui sons de passos, porém Sons diversos são tocados em ações do jogador e interações com objetos dinâmicos, mas ainda existem ações e interações sem sons. Por favor Relatar no relatório de testes a ausência de soundFX em interações e ações da qual espera-se sons.

 

Salvamento Automático:

O Jogo é salvo automaticamente somente quando o jogador troca de cena. Ou seja, quando ocorre o loading de troca de cenas.

 

Salvamento Manual:

É possível salvar o jogo manualmente na tela de PAUSE do jogo. Jogos salvos são sobrepostos e o carregamento sempre será baseado no último save-game feito manual ou automático!

 

Notas:

  • Em caso de travamentos do jogador com colisões ou perda de controles, tentem utilizar a opção Voltar ao menu principal e então carregar o último jogo salvo usando a opção (Carregar).

  • É indicado salvar manualmente o jogo de tempo em tempo para conseguir se recuperar caso um erro grave impeça-o de progredir.

  • É possível ajustar a sensibilidade de câmera nas configurações do jogo!

  • É Possível ajustar o brilho nas configurações do jogo!

  • Existem 6 Conquistas pegáveis neste demo!

  • Até o momento não foram registrados bugs que impeçam o progresso do jogo.

  • É possível SALVAR e carregar o progresso previamente salvo.

  • O Salvamento é local podendo ser perdido ao remover (desinstalar o jogo).

  • O Jogo roda a 30FPS fixos. Se estiver além disso é BUG, favor registrar. Se estiver muito abaixo disso, tente abaixar as configurações gráficas na opção de configurações do jogo.

 

Configurações Gráficas Ideais

  • Dispositivos TOP: Render Scale [0.8+], Bloom, Vignet, Cromatic [ON]. Shadown [Medium+], Texture [HigQuality]

  • Dispositivos Bons: Render Scale [0.5], Bloom[ON], Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Medium]

  • Dispositivos RUINS: Render Scale [0.35-], Bloom, Vignet, Cromatic [OFF]. Shadown [OFF], Texture [Low]

google-play.png

Baixe o jogo na googlePlay

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